VAQUEIROS DESFILARAM TRADIÇÃO PELAS RUAS DE AFOGADOS

2022-09-08

Em seu 34º ano, os vaqueiros fizeram o seu tradicional desfile durante o feriado de sete de setembro. A concentração começou logo cedo, por volta das 7h, no centro desportivo municipal. Com total apoio da Prefeitura de Afogados, eles foram recepcionados e inscritos pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. 
 
Ao som de muita música de vaquejada e aboiadores, os vaqueiros puderam participar de um concurso festivo, que premiou os vaqueiros mais velho e novo, e o vaqueiro mais original. Os vencedores ganharam troféus, medalhas e prêmios em dinheiro. Os vaqueiros “encourados” receberam troféus, todos os vaqueiros não “encourados” receberam medalhas. O vaqueiro mais novo a participara do desfile foi o jovem Pedro Mateus, com apenas 09 anos de idade, de Afogados. O mais velho participante foi “seu” Apolônio Alves, que veio da fazenda Santa Luzia, no município vizinho de Carnaíba, com 82 anos. O vencedor na categoria “originalidade” foi o vaqueiro Antônio Pedro Sobrinho, do Curral Velho dos Pedros, em Afogados. 

O Prefeito Alessandro Palmeira esteve na concentração, ao lado do Vice-Prefeito Daniel Valadares e do Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins. “Quero destacar aqui o compromisso da nossa gestão com essa importante tradição da nossa cultura sertaneja. Não medimos esforços para apoiar integralmente esse evento, que há 34 anos engrandece o calendário de atividades culturais em Afogados da Ingazeira. Quero parabenizar a todos os participantes, a todos os coordenadores, pelo brilhantismo desse evento,” destacou o Prefeito. 

O desfile percorreu as principais ruas de Afogados da Ingazeira, após o qual, os participantes retornaram para o centro desportivo, onde participaram da solenidade de entrega das premiações, troféus e medalhas, e onde depois puderam se confraternizar com um almoço oferecido pelos organizadores.