Agosto lilás: Prefeitura de Afogados promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher

2022-08-16

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira organizou uma programação especial para promover ações de sensibilização para o enfrentamento da violência contra as mulheres, e para celebrar os 16 anos de vigência da lei Maria da Penha, no que está sendo denominado “Agosto Lilás”. As ações são coordenadas pela  Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com diversas secretarias municipais, Delegacia da Mulher, Conselho da Mulher, Rede de mulheres produtoras do Pajeú, OAB, STR Afogados, Coord. dos Conselhos de bairros e a Policia Militar (Patrulha Maria da Penha).  

O agosto lilás foi criado em alusão à data do início da vigência da lei Maria da Penha, em 07 de Agosto de 2006. O objetivo é fortalecer o combate e prevenção das diversas formas de violência sofridas pelas mulheres, incentivando as denúncias de agressão, não apenas as físicas e sexuais, mas também as m psicológicas, morais e patrimoniais.

A programação acontecem na área urbana e comunidades rurais até o final do mês, com a exibição de um documentário, rodas de conversas, ações com as mulheres atendidas pelos programas da Secretaria de Assistência Social, além da intervenção que vem acontecendo no Campeonato Rural de Futebol com a campanha "Violência Contra a Mulher é Jogo Sujo".

"Encerraremos o mês com um grande encontro da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. E não paramos por aí, a campanha de Violência Contra a Mulher é o carro chefe da Coordenadoria da Mulher além das outras, mas que a gente tem compromisso diário que não é so no mês de Março, não é só no mês de Agosto, mas o ano inteiro. E é importante lembrar da conquista da Lei Maria da Penha, fundamental no combate e na sensibilização da sociedade, para que as mulheres possam viver uma vida digna e sem nenhuma forma de violência", destacou a coordenadora municipal de políticas para as mulheres, Risolene Lima. 

Confira a programação para esta semana: 

16/08 - 14h
Roda de Conversa sobre Protagonismo Feminino, Desafios e Conquistas das Mulheres. Participação do conselho da mulher, delegacia da mulher, secretarias municipais, coordenação dos conselhos comunitários, STR Afogados, rede de mulheres produtoras do Pajeú, OAB, Câmara e patrulha Maria da Penha. 
Local: auditório da secretaria municipal de Educação. 

17/08 - 14h
Palestra Sobre Protagonismo Feminino para alunos dos anos finais no Povoado da Carapuça.
Escola Levino Cândido 

17/08 - 18h às 20h
Vídeo “A Vida de Margarida”, que aborda o cotidiano de violência enfrentado pelas mulheres. Em seguida, Roda de Conversa com os moradores dos Bairros São Francisco, Vila Bom Jesus e Planalto. Local: Centro Tecnologico. 

18/08 - 18h às 20h
Vídeo “A Vida de Margarida”, que aborda o cotidiano de violência enfrentado pelas mulheres. Em seguida, Roda de Conversa com os Bairros Pe Pedro Pereira, Conj. Miguel Arraes e Alto da Bela Vista. Local: Centro de Educação Infantil Maria Genedi Magalhães. 

19/08 - 18h às 20h
Vídeo “A Vida de Margarida”, que aborda o cotidiano de violência enfrentado pelas mulheres. Em seguida, Roda de Conversa com os Bairros São Brás, Laura Ramos e Manoela Valadares. Local: Escola Domingos Teotônio.