Toma posse o novo Prefeito de Afogados da Ingazeira

2021-01-01

Uma palavra define a solenidade oficial de posse do Prefeito de Afogados da Ingazeira: emoção. Todas as falas deste sábado (01) trouxeram a emoção da despedida, para alguns, e da vitória de uma trajetória, para outros. Mas antes das falas e da posse do Prefeito Alessandro Palmeira, e do seu Vice, Daniel Valadares, também foram empossados os novos vereadores da Câmara de Afogados, e ocorreu a eleição para a nova mesa diretora. Por unanimidade, foram eleitos Rubinho do São João para a Presidência daquela casa legislativa, Gal Mariano e Reinaldo Lima para os cargos de primeiro e segundo secretário, respectivamente. O vereador Douglas eletricista ficou na suplência. O evento, ocorrido no cineteatro São José, foi restrito aos empossados e alguns familiares, sendo transmitido pelos canais oficiais da Prefeitura no youtube e facebook, bem como pelas Rádios Afogados FM e Pajeú FM.

Em sua fala de despedida, o ex-presidente da Câmara destacou o seu legado a frente da Presidência durante os dois mandatos consecutivos, sobretudo a democratização do acesso às sessões pela população, através das transmissões via redes sociais e emissoras de rádio. “Conseguimos levar as sessões para as casas das pessoas, democratizando o debate e a atuação do legislativo. E neste momento, estamos celebrando a vitória da democracia. Que os novos gestores continuem com esse olhar sensível para que possamos avançar ainda mais em afogados da Ingazeira nos próximos quatro anos, sobretudo com a responsabilidade de suceder um prefeito extremamente bem avaliado como José patriota”, destacou Igor, que assumiu o cargo de assessor especial do Prefeito Alessandro Palmeira.

O novo Presidente da Câmara, vereador Rubinho do São João, falou sobre os desafios de suceder Igor Mariano e do seu compromisso em continuar avançando nas conquistas obtidas.

O vice-prefeito, Daniel Valadares agradeceu ao ex-prefeito José Patriota, pelo aprendizado e pela força na superação das dificuldades, e por todo ensinamento que recebeu. Agradeceu também a Sandrinho pelo companheirismo, a amizade, as conversas, e a construção das ações para um futuro melhor para a cidade. Em sua fala, a emoção aflorou ao falar da companheira, Paloma Quidute, e do pai, o ex-prefeito Totonho Valadares, presente à cerimônia. “Obrigado pelos ensinamentos duros que você me deu e que forjaram o homem que hoje sou. Sempre me espelhei no senhor. Na sua dedicação e no seu amor por afogados da Ingazeira”, finalizou Daniel.

O procurador do Ministério Público Lúcio Luiz de Almeida trouxe um abraço para os empossados do procurador geral do MP, Francisco Dirceu e agradeceu ao ex-prefeito José Patriota pelas parcerias com o MP. “Fica o agradecimento da convergência maior em benefício do povo. Patriota é um quadro de representação nacional, pela qualidade de sua intervenção e do seu trabalho. A Amupe é outra depois da gestão de patriota. Desejo que os novos gestores se espelhem nesse exemplo e que possamos atuar em conjunto em benefício da população de Afogados,” destacou Lúcio.

O ex-prefeito Totonho Valadares começou sua fala parabenizando o ex-prefeito José Patriota. “Ele, eu e tantos outros que administraram essa cidade, cada qual do seu jeito, fizeram com que nossa cidade seja hoje destaque na região e no Estado. Hoje assumem dois jovens, que contarão com o apoio de dois ex-prefeitos experientes e que deixaram suas marcas em Afogados,” afirmou Totonho.

Na penúltima fala da noite, em tom emocionado de despedida, o ex-prefeito José Patriota destacou as conquistas dos oito anos de sua gestão, como a implantação de um modelo de gestão por resultados, um planejamento que busca dar resultados aos problemas do povo. “Os adversários verdadeiros são o desemprego, a injustiça social, o analfabetismo,  violência, a falta de oportunidades”, afirmou. Destacou os mais de trinta projetos inovadores, muitos deles com premiações no âmbito do estado e do Brasil. Se emocionou ao falar da família e da generosidade do povo de Afogados. Destacou o legado de Arraes, Dom Francisco e Eduardo Campos, na sua formação política e de gestão pública. “Transmito hoje o cargo a um jovem gestor, talentoso, competente, que com certeza dará conta dos desafios que estão a sua frente. Estarei sempre a disposição para colaborar com a sua administração e com o povo de Afogados e do Pajeú,” finalizou.

Encerrando a solenidade, Alessandro Palmeira destacou a sua trajetória de vida, as dificuldades, as pessoas que foram importantes em sua formação, e, como disse em suas palavras, as suas Eulálias, fazendo referência a avó que lhe criou e a filha recém-nascida, que veio ao mundo dois dias antes de sua posse. “Em minha gestão quero aproveitar experiência dos nossos ex-gestores, ouvindo o povo, as instituições e respeitando os demais poderes,” declarou. Fazendo referência à nova equipe de governo, presente ao ato, destacou: Quero que me ajudem a governar. Quero que me ajudem com o seu tempo, a sua dedicação e a sua inteligência, para tirarmos do papel o plano de governo que apresentamos à sociedade,” afirmou Alessandro Palmeira. Ele também saudou as suas tias Margarida, Madalena e Celeste, que vieram de Brasília para prestigiar a sua posse.

Emocionou-se ao falar de Patriota, e da trajetória que construíram juntos. “Patriota enxergou minhas qualidades, me deu oportunidades e meu deu a experiência e o conhecimento equivalente a qualquer faculdade de gestão pública. Obrigado companheiro, suceder você não será fácil, mas tenha certeza, irei trabalhar dia e noite para não decepcionar o nosso povo,” finalizou Alessandro Palmeira, que aproveitou a ocasião para anunciar o nome da Professora Socorro Dias, que permanecerá no comando da autarquia municipal de ensino superior, a FASP.