Setembro amarelo: profissionais foram às ruas ouvir a população

2021-09-26

Durante todo este mês, a Prefeitura de Afogados promoveu atividades relativas ao “setembro amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

Este ano, adotando como tema os impactos do uso excessivo das redes sociais na saúde mental da população, com a instigante pergunta “quantas curtidas vale uma vida?”.

E neste sábado (25), os profissionais que atuam na linha de frente da política municipal de saúde mental foram às ruas da cidade ouvir quem desejasse conversar sobre o assunto e levar a informação sobre os serviços onde buscar ajuda. Em um dos canteiros da Avenida Rio Branco, foram depositadas flores artesanais produzidas pelos pacientes do CAPS. Mais cedo, a equipe esteve dialogando com as pessoas que foram à escola Monsenhor Antônio de Pádua Santos, tomar a vacina contra a COVID, no mutirão da segunda dose. 

“A escuta qualificada é fundamental na prevenção ao suicídio. E foi isso que fizemos aqui, conversando com os jovens, com os idosos, e levando a mensagem de que temos em afogados profissionais competentes à disposição para ajudar quem precisa de ajuda,” destacou a psicóloga Erivânia Barros, coordenadora do Centro de Atenção à saúde mental, inaugurada no primeiro semestre desse ano, pelo Prefeito Alessandro Palmeira. 

Além do centro, a Prefeitura também inaugurou este ano o centro de atendimento multidisciplinar Nívea Galindo, que atende alunos da rede municipal. A rede de saúde mental da Prefeitura de Afogados conta ainda com o CAPS lll e CAPS Infantil, inaugurados ainda na gestão do ex-prefeito José Patriota.