OUTUBRO ROSA: PREFEITURA DE AFOGADOS PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA E DE COLO DE ÚTERO

2021-10-07

O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. A programação tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mostram que o câncer de mama é a principal causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, respondendo por 16,4% do total. O câncer de colo de útero responde por 6%. Juntos, representam 37,2% de novos casos de câncer entre mulheres. Os dados são de 2019/2020.

“Essa é uma campanha fundamental para a sensibilização sobre a importância dos exames preventivos,     dos hábitos do autocuidado, e para que as mulheres possam conhecer e se beneficiar dos serviços que o município oferece no campo da prevenção do câncer de mama e de colo uterino,” destacou Viviane Zuza, coordenadora do Centro de Saúde da mulher, da criança e do adolescente, da Prefeitura de Afogados.

Viviane Zuza alerta também para a importância de exames periódicos, como o papanicolau e a mamografia, o autoexame das mamas, além, é claro, a importância dos  hábitos de higiene íntima, a prática de atividade física e uma alimentação saudável, fatores que também ajudam na prevenção.

Serviço:
Centro de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente
Rua Pedro Pires, 231 (centro)
Telefone: (87) 9 9937-0260

Confira programação do Outubro Rosa em Afogados:

06 à 13 de Outubro
Visita de enfermeiras à maternidade do Hospital Regional Emília Câmara, no âmbito do projeto Elos da Maternidade.

18 à 22 de Outubro
Ações nas UBS com atividade educativas, coleta de citologia oncótica, solicitação de mamografias para mulheres com idades entre 50 a 69 anos e pacientes do grupo de risco com 40+.

19 de Outubro – 9h
Atividade no Centro de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, em parceria com a coordenadoria da Mulher, com sessão de cuidados em beleza, educação em saúde, café da manhã, testagem para Covid-19, e atendimento ginecológico.

20 de Outubro – 19h
Pedal Outubro Rosa, em parceria com o grupo Afogados Bike clube. Saída em frente à Catedral. A orientação é para que todos usem máscara e vistam alguma peça de roupa na cor rosa. Após percorrerem as principais ruas da cidade, todos os participantes poderão assistir a uma palestra com o médico Roberto Vicente (mastologista), na chegada de volta à Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.

21 de Outubro – 14h
Atividade educativa no centro de atenção em saúde mental.

Durante todo o mês, serão veiculados vídeos nas redes sociais institucionais da Prefeitura, com profissionais de saúde orientando sobre a importância do autocuidado e da prevenção.

25 à 29 de Outubro – Semana do bebê

26 de Outubro – 8h
Curso sobre os cuidados com o recém-nascido direcionado às enfermeiras e visitadores do programa criança feliz. O curso, realizado em parceria com o Hospital Regional, visa capacitar multiplicadores.