Para manter viva a tradição, Prefeitura de Afogados promoveu oficina de máscaras em papel machê

2022-02-27

O papel machê é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos. Ela é a matéria-prima para a confecção das máscaras tradicionais de nossos tabaqueiros, personagens principais do carnaval de Afogados, um dos maiores e mais animados de todo o Sertão do Pajeú. 

Por conta da pandemia, mais uma vez, não poderemos brincar a alegria do nosso carnaval. Mas para não deixar a animação de lado e manter viva a tradição, a Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados promoveu mais uma edição do projeto Oficinarte. 

Nesta edição, foi promovida uma oficina de produção de máscaras em papel machê com crianças da Vila Pitombeira, integrantes do projeto criança-cidadã, coordenado por Charles Cordeiro e Silmara Ferreira.  

A oficina foi ministrada pelos artistas plásticos Matheus Abel e Luciano Pires, este último, também Secretário adjunto de Cultura.

"Nas oficinas desenvolvemos  um trabalho teórico e prático, onde são aplicadas técnicas de construção de máscaras em papel machê, proporcionando descobertas e a amplitude do potencial criativo das crianças,” destacou Luciano Pires. 

Segundo o Secretário de Cultura, Augusto Martins, as oficinas visam manter viva a tradição da confecção de máscaras. “Infelizmente mais uma ano sem poder brincar o carnaval por conta da pandemia. Mas trabalhamos para manter viva a tradição dos tabaqueiros, que tem projetado a alegria e a animação do nosso carnaval para além das fronteiras do Pajeú” finalizou o Secretário Augusto Martins.