EM AFOGADOS, JANEIRO BRANCO DEU VISIBILIDADE À IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL

2021-01-29

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vem, desde 2015, desenvolvendo uma política pública pioneira de saúde mental. Com a estruturação de uma equipe multiprofissional - psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e assistentes sociais – e uma rede ambulatorial de tratamento e acolhimento, o município é destaque na região. Já foram inaugurados dois centros de atenção psicossocial, sendo um especificamente direcionado para o cuidado com as crianças e os adolescentes.

Toda essa equipe multidisciplinar, envolvendo ainda profissionais de saúde de outras áreas, estiveram engajadas na programação do Janeiro Branco, de visibilidade à importância da saúde mental para a vida de todos. Foram realizadas entrevistas nas Rádios Pajeú e Afogados FM sobre o tema e promovidas rodas de conversas e diálogo nos diversos equipamentos e espaços coordenados pela secretaria de saúde, a exemplo do Centro de Reabilitação, Centros de atenção psicossocial, Centro de saúde da mulher, da criança e do adolescente, bem como nos espaços do programa academia da saúde.

“Foi uma semana bastante proveitosa, onde pudemos dar visibilidade à importância dos cuidados com a nossa saúde mental. Todos nós, em algum momento de nossas vidas precisamos, ou vamos precisar, de um apoio especializado para cuidar da nossa mente. E a Prefeitura disponibiliza esse serviço para toda a população,” afirmou Erivania Barros, coordenadora municipal da política de saúde mental em Afogados.

O encerramento da programação ocorreu nesta sexta (29), com uma palestra do psicanalista Dr. Ezrom Maia, que atende no CAPS – infantil. A palestra aconteceu no Centro de reabilitação física, junto aos pacientes do setor de oftalmologia da unidade, e contou com as presenças do Secretário de Saúde, Artur Amorim; do vice-prefeito Daniel Valadares; e do Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, que é psicólogo. “A gente precisa ter sensibilidade para enxergar e valorizar a beleza da vida. E ter a humildade de reconhecer os momentos em que precisamos de ajuda, de um apoio especializado para cuidar da nossa saúde mental. Afogados tem uma política pioneira nessa área e profissionais competentes para atender à população. Parabéns a todos os envolvidos nessa semana tão importante de sensibilização,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.