Bebê-Prefeito recebeu as chaves de Afogados no encerramento da semana do bebê

2022-10-21

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, entregou na manhã desta sexta (21), as chaves simbólicas da cidade ao pequeno João Victor Sales, primeiro bebê a nascer de parto normal durante a 10ª Semana do Bebê, em Afogados.  A entrega aconteceu no Centro Municipal de Saúde da Mulher, da criança e do adolescente, onde o recém-nascido tomou as vacinas indicadas para esse período de vida.

Durante toda semana foram promovidas diversas ações nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, entre elas a vacinação e atualização das cadernetas de crianças na primeira infância, bem como capacitações sobre o tema para profissionais de saúde. O objetivo da semana do bebê é dar visibilidade ao trabalho realizado pelo município na implantação de políticas públicas de atenção integral à primeira infância. As ações e os indicadores delas decorrentes, foram fundamentais para Afogados ganhar o Selo Unicef.

"A palavra é de agradecimento a todos os gestores envolvidos, das diversas secretarias, em um trabalho integrado, intersetorial, que vem trazendo bons resultados. Quero também parabenizar a mãe do João Victor por estar com todo o seu pré-natal organizado e ter feito todo o acompanhamento indicado na nossa rede municipal,” destacou o Secretário de Saúde, Artur Amorim.

Além da chave da cidade, o bebê-prefeito recebeu de Sandrinho um banner gigante com a sua foto, um certificado, e kits com produtos de higiene pessoal, roupinhas, fraldas descartáveis, mamadeira e chupeta.

“Essa é uma política permanente de cuidado e atenção às nossas gestantes e aos nossos pequenos afogadenses. Tenho muito orgulho em liderar uma equipe de profissionais tão dedicados. Precisamos fortalecer essas políticas públicas, à parte os constantes cortes nos repasses do Governo Federal, nós faremos o que estiver ao nosso alcance para manter esses serviços funcionando,” avaliou o Prefeito Alessandro Palmeira. No local, Sandrinho inaugurou um espaço destinado ao programa Mãe Coruja Pernambucana, do Governo do Estado. O “Mãe Coruja” completou 15 anos em 2022, e tem por objetivo dar atenção integral às gestantes e seus filhos até os cinco anos. Em Afogados o programa já conta com 117 gestantes inscritas, sendo 22 adolescentes.

A atividade contou com as presenças das Secretárias de Educação, Wivianne Fonseca, Assistência Social, Madalena Leite, além da articuladora do Selo Unicef, Socorro Martins, do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Alysson Nascimento, e da coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Viviane Zuza.